As empresas conseguem ler meu currículo enviado por e-mail? - Mirojobs: Vagas de Emprego Curitiba; Ponta Grossa e Paranaguá. As empresas conseguem ler meu currículo enviado por e-mail? Mirojobs: Vagas de Emprego Curitiba; Ponta Grossa e Paranaguá.

PESQUISAR NO SITE:

  - Digite um cargo ou palavra-chave
Publicidade:

novembro 27, 2015

As empresas conseguem ler meu currículo enviado por e-mail?

.

Acompanhamos o recebimento de currículos para algumas vagas e descobrimos algo interessante...

Créditos da imagem: http://www.cs-g.cl/
 Devido a indignação de alguns candidatos por seu currículo não ser lido fizemos uma "auditoria" em algumas vagas de emprego. Durante uma semana nos colocamos do lado do destinatário e descobrimos algo interessante: mais de 50% dos currículos enviados não podem ser lidos, ainda que o recrutador deseje ler. E qual o motivo? Simples. A forma como o candidato salva o documento faz toda a diferença.


  Infelizmente algumas empresas usam o office modelo 2003 ou 2007 que tem limitações para abrir arquivos gerados em versões mais modernas. Quando o usuário salva o documento em "docx" provavelmente várias empresas não vão conseguir abrir. E tenha a certeza que, caso o recrutador não consiga ler seu currículo não vai retornar pedindo outro.
  O motivo é que várias empresas usam programas desatualizados, por questões de custo. Uma licença de um programa atual da Microsoft custa caro e para pequenas empresas esse custo pesa. Existem ainda as que usam editores de texto gratuitos, que muitas vezes não abrem um documento salvo em programas atuais ou quando o fazem o deixam todo desformatado.
  E como resolver este problema? 
Créditos da imagem: http://www.mypromotion.ca/wp-content
  
  A própria Microsoft dispõe de um tutorial explicando a forma de "Criar um documento para ser usado nas versões anteriores do Word" no qual você pode acessar clicando aqui.  Fora esta dica o candidato pode optar por outras formas como salvar o documento em PDF (levando em conta que os visualizadores de PDF estão em quase todos os computadores) ou caso considere conveniente pode colar o currículo no corpo do e-mail. Neste caso, quando na ocasião da entrevista é sempre prudente levar um cópia impressa e bem formatada para o recrutador.
  Mantenha seu currículo salvo em formato doc. e compatível para modelos mais antigos do Office para evitar que sua mensagem vá para a lixeira.