Você é muito qualificado para esta vaga! - Mirojobs - Empregos em Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá e Cascavel

Mirojobs - Empregos em Curitiba, Ponta  Grossa, Paranaguá e Cascavel

Vagas de emprego Na Região de Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá, Cascavel - PR. Site Gratuito.

.

fevereiro 03, 2016

Você é muito qualificado para esta vaga!

. .
Alguma vez na vida você vai ouvir esta frase. Ou não. Depende das suas atitudes. Se ficar somente lamentando o ocorrido e compartilhando sua indignação cada vez mais irá ouvir ela. Não existe mágica quando se procura verdadeiramente um emprego e sim esforço, este não se resume a enviar currículos desvairadamente todos os dias e sim se esforçar em entender como funcionam as coisas.

Suas contas estão apertadas, o seguro desemprego acabando e suas perspectivas de arrumar algo na sua área pioraram. Não tem solução. Vai ter que ralar em uma posição mais baixa ou morrer de fome. É questão de sobrevivência.
Ficar indignado não resolve. Aprenda a antecipar as situações
que podem ocorrer em seus processos seletivos.

E logo nas primeiras entrevistas a frase pesada cai como uma bigorna na sua cabeça: "Você é muito qualificado para esta vaga". Pode ser direto assim ou indiretamente. E a sua resposta normalmente não agrada e você volta para casa do mesmo jeito que saiu: desempregado. E agora?

Primeiro erro: Um currículo genérico.

Um dos primeiros erros é um currículo genérico. Se não sabe o que é clique aqui e veja nosso artigo explicando . Esse tipo de currículo normalmente vai eliminar você antes mesmo da entrevista, logo de primeira. 

Um erro que tenho visto com frequência é colocar cursos e outras formações irrelevantes para aquela vaga que se candidatou. Não arrisque. Currículo tem que ser personalizado. Dá trabalho, eu sei mas, faça se quiser realmente ter chances de ser chamado para uma conversa.
Faça anotações sobre a vaga, sobre a função e a empresa
Para personalizar seu currículo.

Uma boa dica é adaptar suas experiências a vaga. Tem alguma coisa relacionada a função que se candidatou que já tenha feito? Comece respondendo esta pergunta para personalizar seu currículo.

Segundo erro: Contar história para boi dormir.

Ninguém gosta de ouvir lamúrias. As empresas buscam um candidato para suprir suas necessidades e não para ajudar você. Contar histórias sobre suas necessidades ou tentar ganhar a vaga na conversa não ajuda em nada. Seja mais exigente com você mesmo e não se rebaixe. Sei que é difícil olhar para a geladeira vazia e pensar isso mas acredite: não ajuda em nada o vitimismo.

Ser muito qualificado não é defeito. Falar demais é. 

Terceiro erro: Não saber responder a pergunta - " Você não é muito qualificado para esta vaga" ?

A maioria não sabe responder esta pergunta. Quando ela é feita, normalmente o entrevistador já está com a ideia fixa de eliminar você do processo. Você tem duas opções: se conformar a não ter respostas e saber a resposta.

A primeira observação é concordar com o recrutador. Nunca invente coisas para tentar fazer ele mudar de ideia. A segunda observação é não ficar vendido, ou seja, não ter argumentos. Pesquise muito sobre a empresa antes de ir para a entrevista. Não sabe qual empresa é (por ser agência) pesquise sobre a função, normalmente as vagas trazem uma descrição das atividades.

Ficou confuso? Vamos encerrar com um exemplo prático:

Você trabalhou toda sua carreira na área administrativa em um escritório e se candidatou para uma função de vendedor em uma loja. Seu currículo é todo estruturado na área administrativa e durante a entrevista surge a pergunta: "Você não é muito qualificado para esta vaga?" . E agora.

Demonstrar o quanto sabe da empresa que deseja trabalhar
demonstra que você não é apenas mais um.


Primeiro seu currículo deve estar personalizado para a área de vendas.  Deixe bem explícito suas experiências com atendimento ao cliente ou algo similar, cursos que realizou que podem ser de utilidade para aquela empresa. Segundo passo: analise a empresa (ou a função) saiba o mínimo sobre a organização, veja vídeos, visite o site da empresa, etc. Esses dois passos vão estruturar sua resposta. Na sua resposta foque ela com esses pontos que estudou com antecedência, fale o quanto sua qualificação administrativa pode contribuir no bom trato com os clientes e na capacidade de trabalhar sobre pressão. 

Utilize o que sabe sobre a empresa para sua resposta, algo do tipo: " eu gostaria de novos desafios em uma empresa que pelo que li cresceu 10% este ano" . Isso demonstra que você não está ali por que precisa colocar comida na mesa (por mais que seja verdade) mas, que realmente se interessou pela empresa e deseja trabalhar  nela. Reafirme sua posição que escolheu trabalhar na empresa por este motivo ( e encaixe algo que estudou sobre a empresa). 

Parece difícil? Mas garanto que não é. Tente da próxima vez que for se candidatar usar estas dicas e veja resultados positivos surgirem. 


Créditos: Equipe Mirojobs Empregos - Ponta Grossa
Créditos imagens: Pixabay- livre para uso comercial



Empregos Recomendados:
mirojobs .