Como ter sucesso na entrevista de emprego - parte 1 - Mirojobs - Empregos em Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá e Cascavel

Mirojobs - Empregos em Curitiba, Ponta  Grossa, Paranaguá e Cascavel

Vagas de emprego Na Região de Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá, Cascavel - PR. Site Gratuito.

.

maio 10, 2017

Como ter sucesso na entrevista de emprego - parte 1

. .
Um dia no Facebook uma moça muito confiante justificou que estava desempregada e não era por não saber se preparar. Disse que aprendeu tudo na faculdade: como se comportar em uma entrevista e outras coisas que não cabe comentar.

 Na verdade o que também aprendi na faculdade foi muito bom, fazíamos simulação de entrevistas ( e quase nunca levávamos a sério) e era divertido. Porém ao me deparar com o mercado de trabalho a diversão acabou.    


Ter sucesso na entrevista de emprego é questão de prática e estudo.    Percebi que não é divertido ficar esperando sentando em um local que nunca esteve, para falar com uma pessoa que nunca viu e ainda trabalhar muitas vezes dentro de um local que nunca imaginou. 

Chegou a sua hora. Você está pronto?
(Créditos: homeguides.sfgate.com)

   Me desculpem os "gurus do emprego" mas não existe uma verdade universal, uma técnica milagrosa que vai fazer um candidato sair do nada e ser aprovado em todas as entrevistas. Se existisse a técnica de ter sucesso na entrevista de emprego, certamente a pessoa que inventou ficaria rico. As faculdades nos ensinam várias coisas interessantes mas não devemos nos apegar somente no "conhecimento enlatado" e sim buscar ampliar nossos horizontes.

   Olhando os artigos de sites de carreira e empregos existem muitos similares. Aliás, vários são cópias. Se jogar no Google verá que muitos são copiados ou adaptados de uma fonte só. Logo é um conhecimento raso, baseado em experiências de um grupo ou de uma pessoa e muitas vezes não reflete a realidade. Dentro da sua realidade você pode criar uma rotina, um modo de passar nas entrevistas que será só seu. Não é fácil porém não é impossível. Ter sucesso na entrevista de emprego é muitas vezes uma técnica pessoal e particular.
Créditos: http://smallbusiness.chron.com/

O sucesso na entrevista de emprego exigem planejamento


Não iremos citar aqui o currículo, este já deverá estar pronto e revisado.  A entrevista de emprego começa na ligação da empresa. Nesta parte você já pode medir o seu grau de importância. Uma empresa que tenta entrar em contato várias vezes provavelmente considerou seu currículo ótimo, dentro do que esperam. Suas chances são altas. 

Uma outra, que entra em contato e não demonstra segurança, faz algumas perguntas sobre as informações do seu currículo pode não estar tão interessada no seu perfil. Seja um vendedor do seu trabalho e não permita que desliguem o telefone sem deixar todas as dúvidas esclarecidas.
 A questão de ter sucesso na entrevista de emprego começa já no primeiro contato.

   Durante a ligação da empresa cuidado! Imagine você sendo um recrutador e ligando para um candidato à uma vaga de recepcionista e, este falar todo errado ao telefone? Certamente você o chamaria só por educação para o dispensar depois. 

   Tenha sempre próximo caneta e papel para anotar endereços e detalhes. É válido pedir orientação de como chegar a empresa porém, só em casos extremos eu recomendaria. Em alguns casos pode até irritar a pessoa do outro lado da linha. Algumas ligações deixam a impressão de que o candidato não é esforçado suficiente, para nem ao menos procurar um endereço na internet e verificar as linhas de ônibus que atendem a região. Um funcionário assim em uma empresa pode significar perda de tempo e um prejuízo para os colegas, que terão que ajudá-lo com frequência em assuntos simples.

   Avise as pessoas da sua casa que está esperando ligações importantes. Avise para que sejam cordiais e anotem o recado. Muitos trabalhadores estão desempregados por terem confiado esta tarefa a familiares pouco interessados ou que atenderam com certa antipatia o recrutador. Uns até esquecem de anotar o recado, a empresa que ligou, etc.
Saber atender corretamente o telefone
 pode causar de início uma boa impressão.Créditos: propelmarketing.com

A entrevista de emprego já começa no primeiro contato

   
Ainda na questão do telefonema, esta é a hora de recusar a proposta caso seja longe a empresa e fique inviável. Se o empregador abrir a questão do salário no telefonema e não estiver interessado recuse. Não vá a entrevista só por ir. Você e o recrutador perderão tempo. Por experiência própria digo que é bem constrangedor ter de recusar um proposta de um emprego por telefone, por este fato que recomendo que sempre avalie a distância da sua casa até o local que deseja trabalhar para evitar esta saia justa. 
sucesso das suas entrevistas de emprego depende também da sua sinceridade.

   Algumas empresas colocam um telefone a disposição para os candidatos ligarem para agendar a entrevista. Nestes casos, se certifique que atende os requisitos. Não ligue para tentar convencer o recrutador a lhe contratar pelo telefone. E tenha sempre horários disponíveis, troque compromissos ou os cancele se necessário para comparecer em uma entrevista. 
A espera de um telefonema pode ser longa
(Créditos: /www.sandboxadvisors.com)
   Existem os processos seletivos já agendados com dias e horários onde ocorrem as entrevistas e testes. É mais simples e basta ir. 

Somente observe novamente a velha regra: se não atende os requisitos não vá. Não espere uma exceção. Uma vaga que solicita ensino médio completo e você mesmo cursando ou incompleto resolve ir somente "para arriscar" é como ir para a guerra desarmado! Suas chances são mínimas e em caso de desemprego vale a regra de que o tempo é dinheiro é uma passagem de ônibus gasta a toa e uma entrevista a menos futuramente. 
Não existe uma técnica para ter sucesso na entrevista de emprego se o candidato, não possui o mínimo da  qualificação pedida.

Encerro aqui a primeira parte. Parece irrelevante mas são coisas que não aprendi na escola. Analise cada situação apontada e perceberá que ela se expande podendo assimilar situações que já ocorreram com você no contato com o empregador antes da entrevista. Boas entrevistas e até a parte dois.



Bruno/ Marcela
Equipe Mirojobs 2016
Proibida a reprodução sem autorização
Empregos Recomendados:
mirojobs .