Devo mandar foto no currículo? - Mirojobs - Empregos em Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá e Cascavel

Mirojobs - Empregos em Curitiba, Ponta  Grossa, Paranaguá e Cascavel

Vagas de emprego Na Região de Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá, Cascavel - PR. Site Gratuito.

.

abril 18, 2016

Devo mandar foto no currículo?

. .

Mandar foto ou não mandar foto no currículo?  Eis a questão!

Em um belo dia estava a ajudar um amigo a enviar o seu currículo. Juntos lemos o anúncio da vaga e fizemos o processo de qualificação do currículo para a vaga deixando as informações mais relevantes. Havia já no documento uma foto do meu amigo bem apresentável, sério e de gravata. Terminamos e foi enviado o e-mail.



Ao rolar a página havia algumas informações do setor de Recursos Humanos da empresa dando dicas de como enviar o currículo e uma informação bem grande escrita: " Foto e pretensão salarial somente quando forem solicitados". Logo, meu amigo estava praticamente eliminado. E de fato, o foi. Nem sinal de vida do outro lado da linha.

Colocar foto ou não colocar?
Eis a questão!
Como trabalho à vários anos com Recursos Humanos meu amigo me questionou se aquilo realmente era verdade, se era práxis nas empresas e como não havia eu me atentado a estes detalhes. Após uma análise crítica da informação conclui que:

Cada cabeça uma sentença - não existe um manual único de como um currículo deve ser. Existem informações básicas que são unanimidade porém, a quantidade de informações, a forma de envio e tantas outras coisas são diferentes. O que um aluno de Recursos Humanos aprende como verdade absoluta em uma Universidade X pode não ser a mesma coisa que outro aluno aprende na Universidade Y.

Preste atenção nos detalhes - no caso que expus eu não me atentei a eles. Se a empresa e fazia questão de frisar que não se enviasse fotos ou pretensão salarial assim deveria ser feito. É a forma que eles desejam receber o currículo. Não devo questionar. Caso uma empresa deseje que cada currículo seja escrito de letras coloridas e no lugar da foto o candidato insira uma figura de um personagem que se identifique, eles tem este direito.


Leia com atenção os detalhes da vaga ofertada.
A informação sobre mandar o currículo com foto pode estar explícita.

Sou contra enviar currículo com foto - usar o argumento de que será excluído por ser feio e não vai enviar foto é um mito. Podem existir pessoas que agem assim mas não podemos julgar todos pelos erros de alguns. Evite questionar o método de seleção de uma empresa - ainda mais publicamente -  se deseja logo estar empregado.

Concluindo, eu considero a foto interessante para o processo de seleção. Ela pode ser o complemento que o ajudará a conseguir uma vaga. Candidatos que tomam o cuidado de escolher uma foto profissional para o currículo certamente serão cuidadosos nas suas tarefas diárias. Porém fica a dica: sempre procure saber como aquela empresa espera que sejam os currículos que recebem e como é o padrão aceitável. Se realmente for necessário uma foto não use qualquer uma. Pense em uma foto que gostaria que estivesse no seu crachá nesta futura empresa. Imagine como a foto que você escolheu ficaria se estivesse a vista de colegas, clientes, etc. Após fazer essa "peneira mental" e aprovada a foto inclua ele no seu currículo.  

No meu próximo artigo aproveitando esta questão abordarei sobre pretensão salarial.

Até breve!
Luís Korani


- Colaborador Mirojobs - 

Empregos Recomendados:
mirojobs .