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FAÇA OS OUTROS PERCEBEREM O PROFISSIONAL QUE VOCÊ É.

Fonte: imakenews.com
  Costumo sempre dizer que arrumar um emprego é fácil, o difícil é manter sua estabilidade. A maioria dos desempregados no Brasil hoje apresenta um currículo com experiências profissionais curtas e não é raro encontrar pessoas com quase 30 anos que nunca ficaram em uma mesma empresa mais que dois anos.
   Existe uma larga diferença entre sair de um emprego por motivos de carreira e de sair por ser demitido sumariamente por incompetência, mau relacionamento, indisciplina, etc.
   Mudar exige esforço. É um ato de subjugar a você mesmo. Então aproveite se está começando em uma nova atividade ou já está empregado e começa a perceber que seu futuro na empresa está comprometido. Siga estes 15 passos e mude sua imagem e sua aparência perante os outros:

  1. Compartilhe sua opinião de modo breve e definido.  Um milhão de palavras tentando prever todas as probabilidades, apenas aborrecem quem ouve e fazem você parecer perdido e confuso. Seu chefe não está interessado em um artigo acadêmico mas numa visão clara do que você pensa que deve ser feito e por quê.
  2. Tome a iniciativa com fregueses e fornecedores. Se você age como um líder existe grandes chances de seus superiores perceberem isto em você. É meio caminho para uma promoção.
  3. Pesquise facilidades, e processos de redução de custo. Sabe aquele funcionário que traz a xícara de louça de casa para economizar o copo plástico? Parece irrelevante mas pense na economia para o departamento se todos assim fizerem. A contemplação não proporciona sucesso; fazer alguma coisa sim. Os outros pensaram em você não como um assistente mas como uma pessoa que economiza tempo e dinheiro.
  4. Não saia correndo às cinco horas. Se você adota o horário de um subordinado será sempre visto como um. Mostre ao chefe que você é sério e trabalhador e está sempre ansioso por realizar um trabalho superior, não importa quanto tempo leve.
  5. Vista-se como um executivo e não como um assistente. Faça seu chefe enxergar você como "um de nós" ao invés de "um deles". Não exagerem também. Se eles forem casualmente elegantes, não seja formal. Se forem conservadores ou formais, não seja formal demais.
  6. Mantenha-se alerta. Chegue na hora para as reuniões, para trabalhar, em toda parte. A maioria dos demitidos começa com esse mau hábito que parece ter virado uma "tradição nacional" no Brasil. Um bom funcionário é eficaz, não chega ofegante e nem atrasado.
  7. Insista no respeito. Se os colegas de nível superior são chamados pelo sobrenome, insista que o chamem assim também. Essa é uma forma de status que lhe dará uma posição dentro do grupo. Não aceite apelidos pejorativos dentro do ambiente de trabalho por parte dos colegas. Corrija o "engraçadinho" na frente de todos.
  8. Seja voluntário.  Assuma novas tarefas não relacionadas com a sua função sempre que precisar. É comum surgirem "gargalos" no trabalho sempre que um ou outro funcionário é demitido. Se prontifique em auxiliar a cobrir este funcionário sem exigir gratificação financeira ou aumentar seu desgaste físico e emocional. Expanda suas responsabilidades gradualmente, de modo lento sem incomodar seu chefe.
  9. Convença seus subordinados  a assumirem alguns de seus deveres menos desejáveis. Passe suas tarefas mais simples a um iniciante. Dessa forma você ficará mais livre para assumir tarefas mais complexas e desafiantes. 
  10. Seja paciente. Leva tempo para se construir uma imagem profissional. Mais importante do que ser chamado pelo sobrenome ou usar roupas certas é o seu esforço contínuo em ser cada dia mais valioso para a empresa que lhe paga.
  11. Guarde problemas pessoais para si mesmo. Brigas com o namorado(a), desentendimentos conjugais ou como seu filho adolescente é rebelde pode aborrecer todo mundo. Igualmente, detalhes sobre a sua ressaca. Um ou outro amigo próximo até é aceitável mas ficar comentando toda hora fere sua imagem profissional.
  12. Relacione-se. Outro motivo das demissões: a incapacidade de se relacionar com seus companheiros de trabalho. Relacionar-se significa ser alegre e não andar de cara amarrada. Significa ser companheiro e prestativo para ajudar os colegas nas tarefas. Não se faça de vítima quando lhe pedirem ajuda. O assistente que se recusa a ficar até mais tarde para fechar um balanço financeiro pode estar no seu direito, mas será menos passível de promoção e aumento do que aquele que está disposto a cooperar e ser amigo. 
  13. Ajude o chefe. Seus esforços não devem ameaçar seu superior, mas tornar o trabalho dele mais fácil e aumentar o seu prestígio. Não se preocupe se ele roubar o crédito pelo seu trabalho. O que você faz irá aparecer sutilmente.
  14. Seja moderado. Perder o controle fará com que os outros percam o respeito e o levem menos a sério. Se alguém o faz ficar zangado, lide com essa pessoa sigilosamente.
  15. Estabeleça prioridades. Ir para casa exausto de tanto trabalhar não significa que está indo bem. Você pode estar orgulhoso da sua nova ideia para reorganizar o departamento mas o objetivo no momento da empresa é aumentar as vendas. E esse é o seu objetivo também. Alinhe seus objetivos com os da empresa e obterá as promoções e o aumento que deseja.


(Adaptado do artigo original do professor/ Dr. William S. Appleton - Universidade Harvard)