Como ter sucesso na entrevista de emprego - parte 2 - Mirojobs: Empregos Curitiba ,Ponta Grossa, Paranaguá e Cascavel

Mirojobs: Empregos Curitiba ,Ponta Grossa, Paranaguá e Cascavel

Vagas de emprego na região de Curitiba , Ponta Grossa, Paranaguá, Cascavel - PR. Site Gratuito.

10 de jun de 2017

Como ter sucesso na entrevista de emprego - parte 2

www.mirojobs.com.br
 Na primeira parte desta série de como ter sucesso na entrevista de emprego, você aprendeu que é importante saber atender uma ligação de emprego, ter clareza no que fala e pensar antes de aceitar uma proposta.

 Não se sinta pressionado em aceitar marcar um horário para desistir logo depois. Passando a fase do telefonema é chegada a hora da entrevista. Existem dicas básicas que você lê por aí que muitas vezes são cópia da cópia de outra cópia de um artigo original escrito à muito tempo. São informações já batidas e de certa forma "manjadas" pelos recrutadores. Nosso artigo representa uma nova abordagem.
Puxa, dor de barriga justo agora? -
Fonte: pixabay.com - livre o uso
   Antes da entrevista é importante se preparar. Parece irrelevante mas é importante. Você estará concorrendo com outras pessoas muitas vezes mais preparadas que você e acredite: poderá se surpreender e vencer o processo seletivo mesmo com um currículo inferior. Ter sucesso na entrevista de emprego não é questão de sorte, e sim de preparação. Como forma de organização é mais fácil seguir as questões como um check-list onde você pode ir lendo e fazendo algo de cada vez. Vamos aos pontos:

  1. Pesquise no Google ou outro buscando o nome da empresa + o nome da função. Isto ajuda bastante a encontrar currículos públicos de ex-funcionários da mesma empresa e posição que vai ocupar.
  2. Aproveite que está na internet e pesquise o local da entrevista, o acesso tanto de transporte público ou de carro.
  3. Este tipo de dica vale para cargos operacionais. Vai à uma entrevista de auxiliar de cozinha? Pesquise o site da empresa o cardápio, horários, tipo de servimento e outros. Vai à uma entrevista de auxiliar de limpeza? Pesquise sobre a empresa, fotos do local, equipamentos que vai operar para fazer a limpeza. Aliás nada mais desagradável nestes casos como não saber com antecedência o tamanho do local que terá de fazer faxina. Pesquise sempre.
  4. Utilize seu currículo e compare com as informações que já assimilou sobre a empresa. Verifique suas experiências se são compatíveis com o que a empresa procura e elabore bons argumentos delas.
  5. Use do seguinte método: Anote tudo sobre a empresa e a ocupação que vai concorrer em uma folha e vá checando em seu currículo. Um exemplo: Se uma vaga solicita um candidato com bons conhecimentos em Excel não adianta colocar no seu currículo que possui um curso básico de informática. Se realmente desenvolveu uma habilidade com o Excel faça isto parecer no currículo.
  6. Este assunto já foi abordado mas vale frisar: Leve seu currículo em uma pasta ou em um envelope de papel (o recomendado). Nada pior que receber currículo amassados, dobrados ou até fedendo tabaco. Mesmo o recrutador tendo o seu currículo leve um atualizado sempre.
  7. Separe a roupa que vai usar no dia anterior para ganhar tempo . Coma algo leve antes da entrevista. Não é piada! Já atendi candidatos que passaram mal na hora por ansiedade, fora o famoso "revertério" na frente do recrutador.
    Figurino clássico de entrevista.
    Fonte: staticflickr.com - uso livre
  8. Treine falar no espelho sobre sua profissão. Algum parente pode ajudar. Use argumentos verdadeiros sobre a profissão que exerceu. Aqui vai um segredo: Sua experiência não precisa ser em carteira se souber demonstrar com fatos e bons argumentos que realmente já trabalhou algum momento com algo similar. Algumas vagas pedem experiência apenas para evitar aventureiros. Exemplo: Uma vaga de auxiliar de cozinha nem sempre a experiência quer dizer em carteira. A mensagem correta é : Se não sabe nem fritar um ovo não apareça aqui! Ou seja, se você "manda bem" na cozinha, já ajudou em eventos e outros de grande porte é uma pessoa com experiência, ou seja, sabe cozinhar. Saiba preparar argumentos e fatos que provem isto para apresentar na entrevista.
  9. Olhos cansados no dia nem pensar. Durma cedo. Homens: procurem fazer a barba no dia anterior  e não em cima da hora para não chegar com curativo no rosto.
  10. Elabore o seu cartão de visitas personalizado. É possível fazer apenas alguns tendo um impressora comum e o papel adequado comprado em papelarias. Fica elegante e mostra seu profissionalismo. Faremos um artigo somente sobre este ponto.
  11. A pesquisa é essencial na preparação, cansa mas recompensa.
    Fonte: deviantart.net/- Uso livre
  12. Treine bastante. O aperto de mão, o olhar nos olhos, o sentar corretamente, e outros. Muitos pais nos pedem ajuda para arrumar emprego para seu filhos mas não os ajudam os ensinando o básico de uma vida social. Entrevista de emprego é um encontro de negócios, independente se o recrutador está de cam
.