Como escolher entre duas propostas de emprego ? - Mirojobs - Empregos em Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá e Cascavel

Mirojobs - Empregos em Curitiba, Ponta  Grossa, Paranaguá e Cascavel

Vagas de emprego Na Região de Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá, Cascavel - PR. Site Gratuito.

.

janeiro 15, 2018

Como escolher entre duas propostas de emprego ?

. .

Você procura emprego e nunca consegue. Do nada surge uma oportunidade  e logo em seguida outra. A decisão entre uma ou outra é obrigatório. E agora?

E agora qual decisão tomar?
Fonte: leconciergemarketing.blogspot.com
   Pior do que estar desempregado e ter muitas ofertas de emprego e não saber escolher. Várias pessoas já passaram ou passarão um dia por este dilema. É o que chamamos de "decisões difíceis da vida" no qual só temos uma opção entre vários caminhos e não sabemos a consequência exata de um ou outro. 

Quando falamos em emprego, carreira e futuro profissional o dilema ainda é maior. Ter duas propostas concretas de emprego em mãos, muito similares em alguns pontos e ter de escolher em um curto tempo de prazo por uma ou outra é de deixar desconcertado qualquer um. Existe uma fórmula mágica para tomar decisões? Não. Porém, podemos praticar métodos de escolha que podem ajudar a decidir mais fácil uma ou outra opção. Embora mesmo assim ficará aquela dúvida de "o que aconteceria se tivesse optado por outro caminho" acredito que com o tempo o caminho escolhido pode se solidificar e se converter para o seu objetivo.

Tenha sempre uma segunda opinião de alguém neutro.

   Ter uma pessoa para desabafar e alheia a situação pode ser uma boa saída. Ela poderá enxergar algo que nós na nossa ansiedade não percebemos. Até para ficar mais sólida a decisão é recomendável pedir a opinião de várias pessoas e escutar com atenção. Baseado nas observações de terceiros você pode emitir seu próprio julgamento que será a palavra final. Mas lembre-se que no final a decisão maior é sempre sua.

Se possível tente mudar datas e horários ou aumentar prazos.

  Quando duas entrevistas aparecem no mesmo dia e em horários quase idênticos tente negociar a mudança de horário de uma ou outra. Embora quase sempre seja difícil não custa tentar. É uma chance de poder ouvir as duas propostas
   Quando é uma oferta de dois empregos é mais difícil. Já recebi um telefonema na manhã de uma empresa chamando para quase uma contratação (era só acertar os detalhes com o diretor) e outra poucas horas depois já fazendo a proposta e pedindo a confirmação se eu aceitava. Foi difícil conseguir um prazo de um dia para dar a resposta e no final acredito que a decisão poderia ter sido tomada com mais calma. Mas é sempre bom barganhar um adiamento de decisão. Peça um prazo curto de no máximo 24 horas para retornar a ligação dando a resposta. Normalmente é aceito. 

Se for algo urgente peça umas duas horas pelo menos para respirar, raciocinar e posteriormente informar sua decisão.

Tome decisões projetando sua situação para o futuro.

   Essa técnica é eficaz e ajuda a ter uma certa visão de como será seu futuro seguindo um dos caminhos. Consiste em se dirigir à um local calmo e com pouco barulho e numa folha de papel escrever as duas propostas e abaixo de cada uma responder as perguntas abaixo colocando nas respostas uma nota de 1 a 10:

  1. Qual a certeza que tenho que nesta proposta o emprego já é meu? Ou se for uma entrevista de emprego qual as chances que tenho de ser contratado?  
  2. Essa proposta de emprego é o que procuro?
  3. Essa proposta de emprego envolve alguma habilidade, curso ou formação acadêmica que possuo?
  4. Me vejo nesta função, empresa ou área de atuação daqui à 5 anos?
  5. Este emprego será de fácil acesso com os meios de transporte que possuo?
  6. Neste emprego terei tempo para realizar algo que pretendo(Cursos, Faculdade, abrir um negócio, etc.)?
  7. Ao receber esta proposta de emprego eu fiquei animado e ansioso o quanto?
  8. Quais as chances de não conseguir passar nesta entrevista ou se for o caso de não aguentar muito tempo neste emprego?
  9. Esta oportunidade se encaixa no meu projeto de vida?
  10. Quanto conheço desta empresa ou área no qual tenho a entrevista ou no caso de proposta, na qual serei contratado?
E agora José? Qual caminho?
Fonte: www.coleslaw.co.nz
  Ao final some as notas dadas para cada proposta e a maior soma será a proposta
vencedora. Cada pergunta deve ser lida e meditada com calma evitando respostas por impulso. É o simples e famoso método de "colocar tudo na balança" e ver qual tem o maior peso.

   Após tudo isto no final a decisão será sempre sua e individual. É comum tomarmos decisões erradas, escolher um emprego não tão bom em desfavor de um excelente, deixar de ir à uma entrevista com vaga garantida para ir em uma que não deu em nada e outras coisas que só quem vive a vida já passou. Não se abale. Ficar remoendo não ajuda. Siga em frente e procure trabalhar o caminho que decidiu para voltar de novo aos trilhos e seguir em frente para seu sonho.


Abraços
Márcio Ribeiro Bianki
Empregos Recomendados:
mirojobs .