Procurando Emprego ou um status? - Mirojobs: Vagas de Emprego Curitiba; Cascavel; Ponta Grossa; Paranaguá

Mirojobs: Vagas de Emprego Curitiba; Cascavel; Ponta Grossa; Paranaguá

Vagas de emprego Abertas em Curitiba e Região Metropolitana. Ponta Grossa e região, Paranaguá e Cascavel.

setembro 23, 2018

Procurando Emprego ou um status?

. .
.
.

Você está procurando emprego ou um status? Neste artigo você vai aprender um dos maiores erros de quem está procurando emprego e, como usar isto a seu favor.

O número de desempregados é alto, mesmo com várias oportunidades no mercado. Se você está procurando emprego, deve ter percebido que a modernidade (mundo digital) ao invés de facilitar, trouxe mais dificuldades para muitos arrumar um emprego.

Tendo como base este cenário digital, nós da Mirojobs  realizamos um estudo* no começo de 2018 com pessoas que estão procurando emprego, em algumas das cidades atendidas por nosso site. 

Publicidade:

Com base nos resultados, concluímos que 70% das pessoas analisadas estão perdendo oportunidades importantes, justamente por se preocuparem mais com o status perante a sociedade do que com sua carreira.


Procurando emprego
Não se preocupe com o nome da empresa que vai trabalhar, nem com o status que isto trará para você nas redes sociais.


O maior erro de quem procura emprego: Ignorar empresas pequenas.

Um fato curioso do nosso estudo, é que 85% das pessoas que trabalham na empresa X, que presta trabalho para a empresa Y, coloca em suas redes sociais* o nome da última.
Veja o exemplo:

- Maria trabalha na empresa Cia da Limpeza prestando serviços para um órgão público do Governo do Paraná. Em seu Facebook, prefere colocar que trabalha para o Governo do Estado do Paraná e não para a empresa Cia da Limpeza.

Mas o que isto significa? Como posso utilizar este exemplo ao meu favor quando estou procurando emprego?

OS MELHORES PERFUMES ESTÃO NOS PEQUENOS FRASCOS. OS MELHORES EMPREGOS ESTÃO NAS PEQUENAS EMPRESAS.

Não que isto seja uma regra universal. Mas, ignorar a oportunidade na Distribuidora do Zé para trabalhar em um multinacional, pode ser o grande erro da sua vida. 


Quando falamos neste artigo em Como arrumar emprego fora da internet   , esta foi uma das dicas. Somente uma parte das vagas de emprego acabam parando na internet, e as que estão na internet a concorrência pode ser alta (dependendo da função).

Se você não se importa de trabalhar em uma empresa pequena, que não lhe dará um status  bonito para seu Facebook ou Linkedin, não hesite em analisar propostas de pequenas empresas. 

Esteja ciente, que empresas pequenas podem pagar menos. Isto também explicaria, porque são menos atrativas mas, em muitos casos o ambiente de trabalho pode ser melhor profissionalmente.


Encontrar emprego
Trabalhar como ajudante na banquinha do terminal de ônibus, pode não lhe render o mesmo status que ser atendente em uma grande rede de lojas.  Se você procura status, ignore estas oportunidades.


PROCURANDO EMPREGO EM EMPRESAS PEQUENAS DA SUA REGIÃO

O esquema para encontrar empregos em empresas pequenas é um pouco diferente  do que muitos estão acostumados.
Além de usar meios digitais para enviar currículo, você deve ir pessoalmente até algumas. Dependendo da situação, você pode ser o único candidato do dia, ou ter visibilidade para ocupar uma posição que irá abrir em breve. 
Se você está procurando emprego agora, saiba que era assim que as pessoas arrumavam emprego, antes da era digital.

Publicidade:

As principais vantagens de procurar emprego em empresas de pequeno e médio porte são:
  1. Você pode, ao procurar emprego,  ter a sorte de falar diretamente com o proprietário. Sem intermediários. 
  2. Abordar uma empresa que aparentemente não tem nenhuma vaga aberta mas, que está analisando uma demissão. Nesta caso, você é a pessoa certa no lugar certo.
  3. Como a concorrência é menor, muitas vezes não precisa de um currículo muito elaborado, sendo aceitáveis em alguns casos até currículo de formulário (preenchido a caneta).
  4. O salário pode ser menor, como também os benefícios. Por outro lado, devido a proximidade com o dono e a estrutura reduzida, este tipo de empresa é mais adepta a permitir que você elabore e execute projetos inovadores. Se tiver sucesso, a empresa cresce e você também.
  5. Empresas deste porte são mais flexíveis quanto aos horários e algumas saídas antecipadas. Mas, isto não significa ter liberdade para chegar a hora que quer!  
Pessoa trabalhando em pequena empresa
Em empresas deste porte, você pode exercer várias funções e aprender novas tarefas. Este tipo de empresa, também é mais propensa a aceitar pessoas para o primeiro emprego.

As desvantagens de procurar emprego em empresas de pequeno e médio porte são:
  1. Ir procurar emprego em horários inoportunos, atrapalhando a rotina da empresa. Ou ligar em horários de pico das atividades da empresa. É recomendável ler este artigo: Qual a melhor hora para enviar currículo nas empresas.
  2. Ser sabotado antes que seu currículo chegue nas mãos do dono ou de quem contrata. Por exemplo, quem recebe seu currículo pode ter pouca atenção ou largar o mesmo em qualquer lugar. 
  3. Empresas deste porte são mais compreensivas com saídas antecipadas, atrasos por imprevistos, etc.... porém, são também são mais exigentes quanto a ficar 30 minutos a mais, após o expediente para terminar uma atividade.
  4. Seus projetos podem sofrer resistências dos próprios colegas. Essas empresas são mais "família" e como algumas famílias, pode ocorrer inveja entre os membros na empresa, ocorre a mesma coisa. 
  5. Seu status não será de um executivo ou de um assistente em uma grande empresa. Isto pode ser ruim para quem se importa com status. 

CONCLUINDO

Muitas pessoas não se importam com status e procuram emprego na Internet e diretamente com as empresas. Não existe uma fórmula mágica para lhe dizer como fazer isto, cada pessoa é única e interpreta as ações da sua maneira. 

Também não é errado procurar status. Todos nós gostamos de se sentir importantes e exibir nossas conquistas. Só esteja ciente que o seu processo de procurar emprego será mais longo que o de outras pessoas.

Agora, se você está realmente procurando emprego comece a olhar ao seu redor, para as oportunidades que possam existir e parta para a ação. Esqueça o status e foque no seu desenvolvimento profissional. 




* Estudo realizado nas cidades de Colombo, São José dos Pinhais, Cascavel, Pinhais, Ponta Grossa e Curitiba, abrangendo no total 183 pessoas. 
* Redes sociais analisadas: Facebook e Linkedin.
- Outros pontos analisados no estudo: Objetividade, Linguagem, rastros sociais, concordância profissional com a ação pessoal, histórico de recomendações profissionais. 


target - mirojobs .