Qual a melhor hora para enviar currículo para empresas? - Mirojobs - Empregos em Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá e Cascavel

Mirojobs - Empregos em Curitiba, Ponta  Grossa, Paranaguá e Cascavel

Vagas de emprego Na Região de Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá, Cascavel - PR. Site Gratuito.

.

setembro 01, 2018

Qual a melhor hora para enviar currículo para empresas?

. .

Enviar currículo para empresas e aumentar suas chances, sabendo qual a melhor hora para enviar o seu currículo.


O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Com a forte concorrência e a facilidade do e-mail, enviar currículo para as empresas ficou mais fácil e rápido. Embora ainda, seja recomendável em alguns casos levar pessoalmente. Mas qual a melhor hora do dia para enviar o seu currículo? 

Aprenda a seguir.

Qual a melhor hora para enviar o seu currículo?

Antes de tudo, pesquisas demonstram que os melhores resultados são obtidos pela parte da manhã. Um currículo enviado para uma empresa,  antes das onze horas, tem mais chances de sucesso do que um currículo enviado as cinco da tarde, praticamente no final do expediente. 

A explicação é que durante a manhã as pessoas são mais ativas e dispostas para este tipo de atividade. Mas, a maioria das pesquisas que trazem estes dados são feitas em outros países. Existe uma variação enorme entre os hábitos de trabalho entre um país e outro. Podemos encontrar diferenças até entre os estados do Brasil. 

Qual o melhor horário para enviar currículo?
Imagem: pixabay


Mas, se espera um parâmetro para começar a seguir, tente começar com este: envie seu currículo para as empresas sempre pela manhã, antes da hora do almoço. Se possível comece logo cedo, por volta das sete horas a enviar currículo para empresas e para vagas em sites. Suas chances de sucesso aumentam em média 20% em relação aos seus concorrentes. 


Da mesma forma, em nossas avaliações, mais de 50% dos usuários do site Mirojobs enviam currículo para as empresas após às onze da manhã, outros 10% no período da tarde (após as quatorze horas), 30% enviam após as seis da tarde e somente  10% enviam currículo para empresas antes das dez horas da manhã. 

Em uma escala de chances de serem chamados, podemos classificar da seguinte forma:
  1. entre as 06h00  e às 10h00  - aumento de 40% de chances
  2. entre as 11h00 e às 14h00 - aumento de 20% a 10% de chances
  3. entre as 14h00 e às 18h00 - aumento de 10% de chances
  4. após as 18h00 - suas chances são quase nulas na maioria das oportunidades. 
Publicidade:


Horário para enviar currículo para as empresas pessoalmente

Este método ainda funciona em muitos casos, onde as empresas não possuem um e-mail para receber currículo ou, não querem perder tempo abrindo um monte de e-mails com currículos que não atendem o perfil. Tempo é dinheiro!

No caso de ir pessoalmente entregar o currículo, se atente a rotina do local onde quer ir. Não vá entregar currículo pela manhã em restaurantes, por exemplo. Este horário é onde a preparação do almoço está sendo feita a todo vapor, fornecedores de insumos frescos chegando, correria para preparar o ambiente, entre outros.

Além disso, ir na hora errada, demonstra que não sabe o mínimo do negócio que pretende trabalhar.

Não temos aqui, um lista completa de cada local e horário certo. O correto é você criar uma lista própria sua, com os horários certos para enviar currículo para as empresas que deseja trabalhar. Pesquise (nestas horas sua rede de contatos pode ajudar). Emprego é esforço, mas também é estratégia.

Veja alguns horários bons para entregar currículo para as empresas, de acordo com o ramo de atuação:
  • Escritórios administrativos - normalmente deve-se evitar entregar currículo pessoalmente em escritórios. Mas se necessário, tente nas primeiras horas do expediente.
  • Escolas - jamais nos horários de entrada e saída. O correto é após o intervalo escolar, pela manhã após as 10h30min. 
  • Indústrias - logo cedo, ou após o almoço. Evite ao máximo após as 14h00. Geralmente neste horário começam a despachar pedidos e a movimentação é grande.
  • Restaurantes - jamais na hora do almoço. Procure ir após as 14h00 ou cedo pela manhã antes das 10h00.
  • Lojas de Shopping - leve seu currículo logo cedo quando as lojas abrem ou entre as 14h00 e  16h00. Procure entregar currículo nestes locais sempre entre segunda e quinta-feira. 
  • Lojas de rua - Pela manhã e próximo da hora do almoço. Nunca leve a tarde. 
  • Agências de emprego e recrutamento - a maioria usa sistema informatizado e não recebe pessoalmente. Poupe tempo. Nas agências que recebem currículos pessoalmente leve no horário da tarde. 
Publicidade:


Finalizando

Portanto, o ideal é que você desenvolva sua própria estratégia de horários e procure variar. Teste os melhores horários que citamos, pesquise a rotina das empresas do setor e ao enviar currículo para empresas, tenha o cuidado sempre de não se tornar um "chato" para as pessoas que vão receber seu currículo. 

Tenha certeza, que suas chances aumentam muito quando você passa a pensar suas estratégias de emprego. 

Aprenda também: Enviar currículo para as empresas evitando candidatos paraquedas.


Fonte da Pesquisa citada no texto: TalentWorks
Escrito por : Equipe Mirojobs - Antena Ronda/ Ponta Grossa
Testes de horários citados feitos em empresas de Curitiba e Pinhais - PR
Obs do Revisor: Após as 18 horas é possível ainda obter sucesso nos seguintes ramos: Pizzarias, Restaurantes noturnos e outros.

Empregos Recomendados:
mirojobs .