.
target
.
Golpe da falsa vaga de jovem aprendiz em Curitiba e região
De cada 10 vagas divulgadas de jovem aprendiz em Curitiba e região, 3 são falsas. Isto significa que algumas destas vagas não existem e estão usando a falsa promessa de emprego para atrair vítimas para cursos, treinamentos ou simplesmente cobrar uma taxa usando algum argumento convincente.
Definição de golpe: Maneira, geralmente ilegal ou fraudulenta, de obter algo ou de enganar alguém ¹.
Em 90% dos casos, os "recrutadores" deste tipo de golpe usam três táticas:
1 - O forte apelo emocional mirando os pais dos jovens: o foco é seduzir os pais, que têm o poder financeiro.
2 - A impressão de que existem muitas vagas, o que atrai mais pessoas.
3 - O uso de marcas de empresas de grande nome, visando causar impacto.
Ao comparecer à suposta "entrevista de emprego", o jovem que procura um emprego de jovem aprendiz em Curitiba será exposto a algumas das seguintes situações:
1 - Fará um teste sempre além das suas capacidades, visando desqualificar o conhecimento do mesmo, com a tradicional frase "não tem o perfil para a vaga", e no final imporá a venda de um curso com a promessa de emprego.
2 - Será feita uma análise de currículo buscando as deficiências do mesmo para, assim, identificar quais pontos irá abordar e ofertar um curso.
3 - Vão direto ao ponto, falam que têm a vaga de emprego para jovem aprendiz, mas é necessário um curso específico, que a empresa irá arcar com metade e o jovem terá que pagar só metade ou o velho discurso de "pagar só o material didático".
Identificando vagas falsas na prática.
No Facebook e WhatsApp, os golpistas utilizam postagens em grupos. Raramente postam direto na página das agências ou escola de cursos.
Veja uma forma de tentar identificar se a vaga de jovem aprendiz em Curitiba é real:
- Utilizam uma idade que abrange quase todas as faixas permitidas para o jovem aprendiz (14-24) ou buscam jovens que ainda dependem dos pais para assinar o contrato (14-18).
- No desespero, alguns chegam a colocar idade a partir de 13 anos, sendo que aprendiz é somente de 14 até 24 anos.
- Não informam o nome da empresa que está recrutando (não há que está contratando, isto é comum omitir no anúncio).
- A postagem se repete semanalmente ou é a mesma todo mês. Basta clicar no nome da pessoa que divulgou e verá se a mesma postagem é recorrente. É impossível uma vaga ficar aberta tanto tempo assim.
- Dica de ouro: copie o telefone e jogue no Google. Irá dar pistas sobre o nome da empresa que está recrutando.
- Em alguns casos, o mesmo texto de anúncio é publicado em grupos de várias cidades, dando indício de que é um golpe.
![]() |
| Após encontrar a empresa no Google, verifique as avaliações. Poderá encontrar pistas se é uma empresa que divulga vagas falsas de emprego. |
Oferta de aprendiz Home Office e até 25 anos de idade:
Oferta de Jovem Aprendiz usando um nome de uma estatal (apelativo) e com cargos administrativos (mais apelativos ainda):
No caso abaixo, a pessoa nem enviou o currículo. Provavelmente o telefone foi conseguido de grupos ou outra forma. Detalhe que o golpista misturou estágio com aprendiz. Isto não existe. Estágio é bem diferente de aprendiz:
Identificando vagas de jovem aprendiz em Curitiba reais:
Do contrário, existem várias vagas de emprego para jovem aprendiz em Curitiba que são verdadeiras. Aqui no site Mirojobs você encontrará várias, mas também poderá saber se uma vaga é verdadeira observando alguns pontos a seguir:
1 - Veja quem está divulgando: se é uma vaga direta com a empresa, o recrutador vai ter divulgado anteriormente vagas para outros cargos. Também não escondem no anúncio o bairro ou local em que irá trabalhar. Veja abaixo um exemplo de anúncio real de vaga para jovem aprendiz:
Repare que o anunciante é uma empresa de alimentação e divulgou vagas para outros cargos anteriormente.
2 - Pesquise o número de telefone no Google ou, caso seja um número de WhatsApp, adicione e inicie uma conversa (sem digitar nada), somente para ver o cartão de visitas e o perfil.
3 - Não tente perguntar se é emprego ou curso, eles sempre irão negar e afirmar que é emprego. Tudo para fazer a pessoa comparecer presencialmente.
Veja abaixo um exemplo de conversa, onde "recrutador" afirma não ser curso. E, ao chegar lá, era, sim, um curso:
4 - Pesquise em fontes e sites sérios: O site Mirojobs divulga vagas de aprendiz reais. Algumas são possíveisse candidatar pelo site, outras você é direcionado para o site da vaga, que é verificado. Na maioria das vagas redirecionadas, você irá para o site da própria empresa em que irá trabalhar; em outros, para o de uma instituição séria e credenciada que contrata jovens aprendizes.
5 - Desconfie sempre, quando enviarem mensagem dizendo que ganhou um curso para aprendiz ou que ele é obrigatório. Não existe curso obrigatório para jovem aprendiz, que se deva fazer para encontrar um emprego! O curso de aprendizagem é pago pela própria empresa, depois que você estiver trabalhando. Quanto ao conteúdo do curso, varia conforme a atividade da empresa. Pode ser um curso de mecânica básica até um curso de auxiliar administrativo. E ele é realizado durante o período de trabalho (Exemplo: 4 dias na empresa, 1 no curso).
6 - Algumas empresas golpistas visitam escolas na busca de jovens. Com a conivência de alguns diretores, aplicam "testes vocacionais" ou outras baboseiras somente para captar leads e poder entrar em contato depois com a família do jovem, ofertando uma "vaga" de jovem aprendiz. Não existe obrigação legal alguma do jovem preencher tal cadastro. Ainda que o diretor(a) da escola o peça.
7 - Não assine contratos sem ler, as empresas que aplicam golpes de vagas falsas de jovem aprendiz em Curitiba elaboram contratos com multas rescisórias altas para evitar a desistência. E no contrato nunca estará que é um treinamento com emprego garantido. Colocam que é um curso com possível "indicação para emprego" ou, muitas vezes, nem isto aparece no contrato.
Por fim, em hipótese alguma, uma vaga de emprego para jovem aprendiz pode estar condicionada à contratação de um curso.
- Elaborado: Equipe Mirojobs Curitiba
* Referências bibliográficas:
¹ Definição de golpe.Dicionário Priberam da Língua Portuguesa , 2008-2025, https://dicionario.priberam.org/golpe. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/golpe








