Enviar currículo para empresa de forma correta: Evite os currículos paraquedas! - Mirojobs - Empregos em Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá e Cascavel

Mirojobs - Empregos em Curitiba, Ponta  Grossa, Paranaguá e Cascavel

Vagas de emprego Na Região de Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá, Cascavel - PR. Site Gratuito.

.

julho 28, 2018

Enviar currículo para empresa de forma correta: Evite os currículos paraquedas!

. .

Dica valiosa para enviar currículo para uma empresa de forma correta

Imagem de paraquedas caindo, simbolizando currículos chegando em uma empresa
A expressão "cair de paraquedas" é válida também para certos currículos recebidos.

A imagem acima ilustra como é a caixa de entrada de um e-mail de uma vaga. Muitos currículos chegando a todo momento, de vários profissionais. Enviar currículo para uma empresa é simples, fácil e barato. Exige pouco esforço. Em meio a tantos profissionais qualificados para a vaga surgem - em dobro - vários profissionais paraquedas. Esses profissionais atrapalham todo o processo e inclusive, fazem diariamente várias pessoas ficarem de fora de uma seleção.



Os currículos paraquedas são um mal inevitável

Por mais que se insista que: "Não envie currículo para a empresa se não atende os requisitos", centenas ignoram estes avisos e seguem a ideia errada, de que é necessário enviar quantos currículos conseguir em menos tempo. São os chamados candidatos paraquedas. Sabe aquela pessoa que entra na conversa sem saber o que se está falando? Então, com os currículos é a mesma coisa. O currículo chega na caixa de e-mail sem saber ao certo para qual vaga está se candidatando. Entenda melhor:

Principais características do currículo paraquedas:
  1. É enviado para qualquer vaga. Com frases do tipo: "a vaga que tiver aí", ou a "vaga que se enquadrar no meu perfil".
  2. Normalmente não atende o mínimo dos requisitos. O nível de escolaridade é a qualificação (curso na área) é o mais ignorado.
  3. Envia para todas as vagas do nosso site, não se importando se a oportunidade é em Curitiba, Ponta Grossa ou na China. O currículo paraquedas não olha os detalhes.
  4. Geralmente o currículo paraquedas é enviado para a empresa várias vezes, cada vaga que aparecer ele envia. Não tem controle sobre onde já enviou currículo.
  5. O currículo paraquedas se torna tão irritante que é ignorado, marcado com spam.
  6. É um currículo em queda livre, não sabe onde vai chegar com isto e parece pouco se importar.
  7. A característica pior do currículo paraquedas, é atrapalhar os currículos de profissionais que atendem os requisitos das vagas. Os currículos paraquedas vão lotando a caixa de entrada e, empurrando os currículos compatíveis para baixo. 

Como evitar que os currículos paraquedas atrapalhem seus planos ao enviar um currículo para uma empresa.

Como vimos acima, o principal mal do currículo paraquedas é acabar prejudicando os currículos de candidatos compatíveis. Sabe aquela vaga que você achou que era sua e nunca recebeu retorno? Sabe aquele emprego que parece desenhado para seu perfil e estranhamente seu currículo foi ignorado? Você pode ter sido prejudicado, ao enviar currículo para a empresa, por uma onda de currículos paraquedas. Quanto mais atrativa a vaga, mais os currículos paraquedas vão cair aos montes. E o pior, em cima de você!




Uma cena de entrevista de emprego
Um e-mail não substituiu um belo aperto de mão, seguido de uma abordagem correta e entrega do currículo. Ir até o local( quando a empresa permite) demonstra interesse  e vontade.


Não existe uma técnica só, que funcione para evitar ser prejudicado, ao enviar currículo por e-mail para uma empresa. Desenvolvemos porém,  algumas táticas abaixo, que podem ser úteis caso tenha interesse em aplicar:
  • Envie seu currículo em horários variados. Normalmente os currículos paraquedas são mais ativos após as três horas da tarde. Tente enviar seu currículo logo cedo pela manhã. 
  • A técnica anterior pode falhar,  dependendo da rotina do RH. A leitura de currículos pode ser no período da tarde. Neste caso, tente destacar sua mensagem de e-mail na caixa de entrada, mostrando que atende os requisitos. Exemplo: Uma vaga de Advogado, que solicita um ano de experiência, ao invés de escrever somente "CV Advogado", coloque "CV Advogado com 1 ano de experiência", ou algo parecido. Deve ser uma frase curta e objetiva.
  • Essa dica é matadora: Leve o currículo direto na empresa. Normalmente os currículos paraquedas não chegam pessoalmente afinal, mandar um e-mail não custa nada. Já ir pessoalmente, gastar sola de sapato, certamente só quem atender o mínimo dos requisitos irá fazer.
  • Envie seu currículo para a empresa duas vezes em dois locais diferentes. Sem fazer spam! Exemplo: A empresa divulgou uma vaga com um e-mail para receber currículos. Envie. Mas também, acesse o site da empresa e verifique se não existe um campo do tipo "trabalhe conosco" onde pode enviar seu currículo ou fazer um cadastro. Isto serve também para agências de empregos, onde muitas vezes a vaga é divulgada com um e-mail mas, é possível se cadastrar diretamente na vaga pelo site da mesma. Os currículos paraquedas normalmente não tem tempo, ou força de vontade para preencher cadastros ou procurar sites na internet.
Essas dicas são simples, podem ou não funcionar. Você tendo ciência do problema, pode desenvolver sua própria técnica para evitar ser atrapalhado por currículos paraquedas. No caso de agências de emprego, onde a vaga pede para se cadastrar não precisa se preocupar tanto. O sistema filtra os candidatos compatíveis em segundo para o recrutador.

E acredite, não importa a situação do emprego. Mesmo em épocas onde sobram vagas os currículos paraquedas sempre existiram. Você deve aprender a lidar com este problema se quiser conseguir um emprego rapidamente.


Elaboração Equipe Mirojobs
Revisão: Marcela Silva, Tatiane F.




Empregos Recomendados:
mirojobs .