Empregos na internet. Como identificar empregos falsos - Mirojobs - Empregos em Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá e Cascavel

Mirojobs - Empregos em Curitiba, Ponta  Grossa, Paranaguá e Cascavel

Vagas de emprego Na Região de Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá, Cascavel - PR. Site Gratuito.

.

agosto 05, 2018

Empregos na internet. Como identificar empregos falsos

. .

Ultimamente a internet está infestada de empregos falsos / fake. Saiba neste artigo como identificar uma vaga de emprego na internet falsa e não perder tempo sendo enganado.

Pessoa sendo enganada por empregos na internet

Um dos maiores golpes aplicados ultimamente nas redes sociais é o falso emprego. O golpe do emprego na internet fake (falso em inglês), faz milhares de vítimas por todo o Brasil diariamente. Estas vítimas acabam curtindo páginas, pagando certificados sem valor algum, sendo induzidas a matricular o filho em um curso, dando lucro com publicidade para o golpista.

Os Empregos na internet fakes mais comuns hoje no Facebook


POSTAGEM DE VAGA PEDINDO PARA CURTIR PÁGINA

Imagem de uma vaga de emprego falsa
Todo emprego falso busca usar o nome de empresas conhecidas.
Geralmente a exigência para concorrer à vaga de emprego é curtir a página. É um emprego  na internet falso. O objetivo é conseguir muitas curtidas para depois vender a página, com muitos seguidores ou alterar o nome. 

Já reparou que em quatro anos a nossa página no Facebook tem poucos seguidores? E algumas páginas com duas, três vagas de emprego por dia possuem milhares? Existe um serviço no mercado de compra de curtidas, custa razoavelmente barato porém, prometem curtidas de qualquer local do Brasil.

Agora pare e pense: Como eles vão arrumar as curtidas para o dono da página? Simples. Atraindo pessoas com vagas falsas e pedindo para curtir a página. Depois de um número considerável de seguidores a página pode até trocar de nome, ou do tipo de atividade.

Nível de perigo: ✰✰  - Baixo. Você não corre risco de nada, a não ser passar vergonha com seus amigos compartilhando uma emprego falsa. Além de ter nas suas curtidas páginas que não lembra de ter curtido.


POSTAGEM DE VAGA APELATIVA, DIRECIONANDO PARA UM SITE


Imagem de um anúncio falso de emprego
A palavra "não exige experiência" é uma forte isca para o golpe.

Este tipo de emprego falso na internet usa sempre de quatro coisas, que são iscas certas para pessoas desavisadas:
  1. Uma vaga de grande procura. Ex: Administrativo, produção.
  2. Ao acessar o site nunca está escrito para qual cidade é a vaga, muito menos o nome da empresa. Isto porque aplicam o golpe em vários grupos de diversas cidades.
  3. Na grande maioria das vezes é sem experiência.
  4. Utiliza  nomes de grandes empresas, como Atacadão, Marisa, Wall Mart e até de empresas estatais como os Correios.
O objetivo desse golpe é somente conseguir tráfego para o site. Uma página com muitos acessos tem um bom valor comercial. 
Mas atenção: Este golpe utiliza também notícias falsas de concursos como para os Correios, Caixa Econômica Federal e outros.

Nível de perigo: ✰✰✰ - Moderado. O golpista pode usar o site para tentar instalar um vírus ou algo diferente no seu computador. No geral, você também perde tempo acreditando em uma emprego na internet falso e compartilhando.


FALSO EMPREGO DE JOVEM APRENDIZ

Imagem de um anúncio falso de emprego
O foco deste golpe é iludir pais e estudantes.
Este emprego na internet é falso. Com o agravante de atingir principalmente estudantes, desesperados em busca do primeiro emprego.

As principais características deste golpe são:
  1. Textos longos e confusos, em alguns fala de vagas, em outros de "Programa Jovem Aprendiz". Textos longos servem para enganar as pessoas. A maioria não lê com atenção o que está escrito.
  2. Como todos os outros empregos na internet fakes, utiliza do nome de grandes empresas e marcar indevidamente.
  3. Pode ter ou não um e-mail. Na maioria das vezes trazem o telefone ou pedem para deixar seu número. Agendam a entrevista e na maioria das vezes, ao chegar no local é uma escola de cursos.
O objetivo desse emprego na internet falso é captar alunos para cursos profissionalizantes. Não existe convênio com instituições, não existe realmente vagas de jovem aprendiz. Durante a suposta "entrevista de emprego" tentam coagir os pais para pagarem o curso, falando que o aluno ficará de fora de todos os programas jovem aprendiz (o que é mentira) e até dizendo que vão cancelar o bolsa família.

Nível de perigo: ✰✰✰✰✰ Alto!  Os golpistas possuem uma boa lábia, muitas vezes conseguem seu endereço e telefone subornando agentes públicos nas escolas. A falta de conhecimento de algum sobre como funciona os programas de aprendizagem nas empresas, leva a cair no golpe.

Como escapar de empregos na internet falsos

  • Não forneça seus dados publicamente. Não poste telefone nos comentários.
  • Desconfie de oportunidades boas demais: sem experiência, várias vagas, salário e benefícios ótimos.
  • Não pague por cursos ou certificados (mesmo online) acreditando na promessa de um emprego.
  • Por fim, se o anúncio apresenta a marca de alguma empresa questione a mesma. Procure a página oficial das empresas e pergunte! Ou ligue para o SAC - Serviços de Atendimento ao Consumidor das empresas.

AS EMPRESAS ALERTAM SOBRE EMPREGOS NA INTERNET FALSOS 

O Atacadão na sua página oficial do Facebook (selo azul) alertou:

Imagem de um alerta de vagas falsas no Atacadão
Fonte: Perfil oficial do Atacadão no Facebook
A Marisa deixa claro desde 2015, que para se inscrever no seu programa de aprendizes é pelo site vagas.com e que o programa não é permanente, ou seja, as inscrições abrem e fecham em um determinado período.

Comunicado oficial da Marisa
Nenhuma empresa cobra para concorrer as vagas de jovem aprendiz
Fica inviável postar aqui, todos os vários alertas das empresas sobre vagas falsas. Os golpistas usam vários nomes de empresas e sempre variam os nomes. Na dúvida faça uma pergunta por mensagem na página oficial da empresa. Veja abaixo um exemplo:


Imagem de uma conversa no messenger
Na dúvida, sempre pergunte diretamente na empresa onde dizem ser a vaga.
Os golpes sempre existiram antes da internet e provavelmente vão continuar a existir. A informação, aliada à um pouco de desconfiança, ainda é a maior arma contra este tipo de golpe.


Elaboração: Equipe Mirojobs Piraquara


Empregos Recomendados:
mirojobs .